Informativos
 
Ciclo de Palestras PAS/Serpro
 
PAS/Serpro promove ciclo de palestras: o 1° Bate-papo sobre o plano de saúde aconteceu no dia 15/07

Na última sexta-feira, 15, o Serpro deu início a uma série de eventos sobre plano de saúde. O bate-papo começou com a palestra de Luiz Fernando Moreira, especialista em direito da saúde e direito do consumidor.

Luiz fez um panorama sobre os planos de saúde no Brasil e destacou as vantagens do plano de autogestão. Para ele, esse modelo tem foco na atenção integral à saúde, além de ter uma visão social que planos de mercado não têm, pois visam o lucro.

Um plano de saúde de autogestão tem a própria instituição como responsável pelo gerenciamento do plano. São diversas vantagens em relação aos planos de mercado: por não ter fins lucrativos, é mais econômico para a instituição e para as pessoas beneficiadas, é mais transparente na gestão dos recursos disponíveis, além de permitir maior controle sobre a qualidade do atendimento pelos prestadores credenciados e dos preços praticados por eles.

Luiz Moreira lembrou que medicina é prevenção, sendo necessário que as pessoas cuidem da saúde como o seu maior patrimônio e que questionem os médicos sobre pedidos de exames e remédios: “vejo muito desperdício no mercado médico. No 3º mundo as pessoas são cobaias de laboratórios e aceitam tomar remédios, enfrentando riscos graves. Nem sempre o que o médico diz é a realidade, é preciso que as pessoas questionem”, alertou.


Vantagens

Para Luiz Moreira, as vantagens do plano de autogestão são muitas: “se paga apenas os serviços efetuados pelos profissionais e prestadores de serviços. Não há comissão e corretagem de propaganda”, afirmou.

O conhecimento, transparência e proximidade com os administradores do plano de autogestão, facilitam a vida dos usuários, pois há controle e gerenciamento das informações assistenciais. A racionalidade de custos também foi apontada pelo Consultor como um item vantajoso.

O plano de autogestão tem uma visão diferente dos idosos, por exemplo, pois se preocupa com as pessoas. Para os outros tipos de plano, “saúde é negócio”.

Link da Palestra

Segue abaixo o link com a gravação da Palestra:
http://assiste.serpro.gov.br/supgp/video.php?nome=204574

Comunicação Empresarial do Serpro - 18 de julho de 2016